Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Como vai você?


         COMO VAI VOCÊ? 
(o papel da psicoterapia em sua vida) 
Walmir Monteiro
           
          Nossa existência se realiza como arte, ela mesma é sua história e sua arte; de sua significação resultam as escolhas que regem o futuro. Constatamos que precisamos de coragem, paciência, ousadia e também prudência, além de cuidado e determinação, mas nem sempre conseguimos sozinhos enfrentar os desafios da vida, e a psicoterapia entra exatamente nesse espaço em que se por um lado nos convencemos de que temos que fazer algo pelo nosso viver, por outro nem sempre o podemos sozinhos. Olhando profunda e atentamente para dentro de si você detecta importantes necessidades não atendidas, revelando, afinal, que depois de alguns desejos seguidos de ilusões e decepções – pode ter restado o desânimo de crer, de buscar, de sustentar a esperança de que as coisas possam se modificar.
E a terapia é o tratamento que – entre outras coisas – busca transformar a desesperança em energia de busca, pois a vida - tal qual se vive rotineiramente - nada mais é que uma tentativa de viver da maneira mais “normal” possível, desconsiderando a importância da pessoa em seu aspecto particular e existencial. E, afinal, nossa maior tarefa não é mudar fora, mas dentro de nós, e esse "dentro de nós" nada mais é que a maneira decidida ou indecisa com que visamos o mundo diante de nós
 Mesmo os problemas crescendo externamente, a verdadeira mudança começa internamente, na maneira como encaramos as situações e como nos permitimos ser por elas influenciados. Mesmo que não possamos mudar imediatamente os fatos, podemos mudar a nossa visão dos fatos, alterando nossa maneira de encarar os conflitos, para que eles não nos tornem pessoas amargas e infelizes.
Contudo, é preciso saber como operar essa mudança para que não nos tornemos pessoas problemáticas, mas que possamos crescer amadurecer e até mesmo inverter os resultados que as situações negativas nos trazem. Refletindo mais profundamente acerca da sua vida e das suas possibilidades, certamente você aceitará que não é preciso sofrer tanto para seguir a vida em frente. O que falta talvez seja a experiência de olhar todos os acontecimentos da vida como complementares. Ainda que negativos, úteis. Ainda que dolorosos, suportáveis. Ainda que tristes, plenos de possibilidades. E talvez, este seu momento te leve a dizer: “Eu apenas queria ter um pouco de paz, segurança, tranquilidade...” Mas, veja: independente de estar triste, deprimido, angustiado, sofrendo decepções ou com medo de arriscar algo, é sempre possível você reagir e superar, sustentando a possibilidade de transformar sua vivência dolorosa em experiência de crescimento.
O exercício do ofício de psicoterapeuta tem me mostrado que uma das maiores possibilidades da terapia é permitir a descoberta de novos e decisivos horizontes de vida. Uma descoberta interessante já que se refere a coisas que já nos compõem.  
Bem-vindo, pois, à psicoterapia. Um tratamento que visa restaurar equilíbrio e bem-estar, possibilitando que a pessoa se afine consigo mesma e com os seus melhores objetivos de vida.


Contato com o autor:
Psicólogo Walmir Monteiro - monteiro.walmir@gmail.com


2 comentários:

Maria Inês disse...

Lindo texto Walmir.
Você como sempre, nos inspirando.

WALMIR MONTEIRO disse...

Obrigado, Inês, beijo! Walmir